Sistema Pet Shop

Manual On-line - Sistema Pet Shop


Venda / PDV

Como realizar a venda de um produto ou serviço utilizando o Software Gestor:

Para acessar a tela de vendas há duas opções:
Na tela inicial clique em Atendimento, depois tecle F1 ou Venda.
Ou clique diretamente no botão VENDAS ou F51.

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Acessar Tela de Vendas / PDV
Nessa tela são realizados os registros das vendas de todos os produtos e alguns serviços do seu Pet.
Se você já tiver o cliente cadastrado você pode buscar ele pelo número do telefone.
Tecle enter para carregar os dados na tela.
Se não souber o número do telefone do cliente, clique no botão CLIENTE ou F6 no menu localizado no final da tela.

Faça a busca pelo nome tutor, pelo nome do pet ou pelo código do cliente, depois tecle enter.
Dê dois cliques no botão VER para abrir os dados na tela de VENDAS / PDV.

Caso o cliente não tenha cadastro, clique no botão CADASTRAR.
Dessa forma, irá abrir a tela de CADASTRO DE CLIENTE.

Obs: Não é obrigatória a identificação do cliente no momento da venda, porém estes dados são importantes para o armazenamento de dados que poderão ser utilizados para contatos futuros.

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Identifique o Cliente

Ao buscar o cliente, você terá a opção de ver o histórico de compras dele.
Para isso, basta clicar no botão HISTÓRICO ou F3.
Assim o sistema irá gerar uma lista de todos os produtos e serviços adquiridos pelo cliente desde sua primeira compra, com a data e o valor pago.
Além do histórico de compras, o Sistema irá informar se há algum valor em aberto a ser pago pelo cliente.

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Histórico do Cliente

Agora vamos iniciar a venda dos produtos:

O primeiro passo é informar a quantidade dos produtos iguais. Preencha o primeiro campo com a quantidade.
Se tiver o produto cadastrado pelo código de barras, basta utilizar o leitor para carregar os dados do mesmo na tela no momento da venda.
Você também pode fazer a busca do produto clicando no botão PRODUTOS ou F5.
Digite uma parte do nome do produto ou serviço e tecle enter ou faça a busca por categoria.
Dê dois cliques em ver, no nome desejado e tecle TAB para carregar a tela de vendas com os dados.
OBS: Para a VENDA DE SERVIÇOS, basta clicar na aba SERVIÇOS e efetuar a busca do mesmo pelo nome, depois tecle enter para concluir o lançamento para a tela de venda.
Caso o cliente compre mais de 1 tipo de produto/serviço, é só repetir a instrução acima.

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Lance os Produtos
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Produto em Quantidade

Lançado todos os itens, você pode alterar o valor unitário ou a quantidade dos mesmos.
Exemplo: Caso queira dar um desconto no produto, dê dois cliques em cima do mesmo, digite o novo valor, clique no botão ALTERA e confirma a operação.

Se lançou um item errado, basta dar dois cliques em cima do nome, depois clique no botão REMOVER.

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Desconto / Exclusão
Outra opção para editar um item lançado na tela de vendas é clicar no botão EDITAR ou F9.
Digite o número do item desejado e depois tecle enter.
Vai abrir a mesma tela que permite editar ou excluir o item, conforme imagem acima.

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Edita Item

Se o pedido for para entrega, na tela de vendas, clique no botão ENTREGA ou F4.
Se o cliente já estiver cadastrado, vai carregar o endereço dele na tela.
Se não estiver cadastrado, você pode preencher os dados manualmente.

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Pedido para Entrega
Venda de PRODUTOS DIVERSOS:

Para adicionar itens não cadastrados, clique no botão DIVERSOS ou F8.
Digite o valor de venda e tecle ENTER.
Verifique que o item foi lançado na tela de vendas, sem a necessidade de cadastrar o mesmo.

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Itens Diversos
Venda de RAÇÃO A GRANEL:

Para adicionar o item RAÇÃO A GRANEL a venda, clique no botão RAÇÃO ou F7.
Identifique o cliente (com os mesmos dados informados na tela PDV).
Busque a ração cadastrada.
Informe o valor ou o peso solicitado pelo cliente, clique no botão LANÇA.
Após lançar todos os itens de ração a granel, clique no botão RECEBER, para que o valor seja carregado na tela de vendas / pdv.

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Ração a Granel
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Ração a Granel
VENDA DE PRODUTO UTILIZANDO O CÓDIGO DE BARRAS:

O primeiro passo é cadastrar o código de barras acessando CADASTROS - PRODUTOS ou F3.
No campo CÓDIGO DE BARRA digite o número do mesmo e depois clique no botão GRAVA.
Dessa forma, ao efetuar a venda deste produto, se você possuir o leitor, basta passar no código de barras para que o produto seja identificado na tela de vendas.

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Venda Código de Barra

Agora vamos para a última operação da venda: O recebimento.

Clique no botão RECEBER ou F1.
Você poderá aplicar um desconto no valor total da venda, podendo ser em % ou em R$.
No campo desconto, digite o valor desejado e tecle ENTER.
Verifique que o valor total será alterado.

O próximo passo é identificar a forma de pagamento:
Selecione a opção desejada e tecle enter.
Se o cliente utilizar mais de uma forma de pagamento para a mesma compra, basta selecionar a primeira, digitar no campo valor quanto será pago, depois tecle enter.
Em seguida, escolha as demais formas de pagamento e repita a operação conforme o passo a passo acima.
Selecione o nome do atendente e depois clique em finalizar.

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Desconto / Recebimento
VENDA PARCELADA:

Caso a compra seja parcelada, escolha a forma de pagamento e tecle TAB para lançar o valor.
Selecione o nome do ATENDENTE.
Depois clique no botão PARCELAS.
Preencha os campos VENCIMENTO e VALOR a ser pago, depois clique no botão LANÇA.
Após lançar todas as parcelas, clique no botão GRAVA.

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Venda Parcelada
Próximo passo: Clique no botão FINALIZAR.
Concluída a venda. Os itens já foram baixados no estoque e já vai aparecer o valor no módulo financeiro.
Você pode imprimir a venda no modo cupom, meia folha, enviar por WhatsApp ou enviar por e-mail.

Clique no botão NOVO para iniciar uma nova operação.

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Emissão do Comprovante
Exemplo de impressão do comprovante em formato CUPOM não fiscal.
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Meia Folha
Exemplo de impressão do comprovante em formato meia folha.
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Meia Folha
No caso de compras parceladas, verifique o lançamento acessando o módulo FINANCEIRO - CONTAS A RECEBER.
Faça a busca por data, por status, nome ou clicando no botão VER TODOS.
Verifique que as parcelas lançadas no momento da venda, estarão no CONTAS A RECEBER.
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Contas a Receber / Parcelamento

Como utilizar a tabela de preços 1 ou 2 no momento da venda:

Ao realizar o cadastro do produto em CADASTROS - PRODUTOS - NOVO PRODUTO, o Sistema apresenta 2 tabelas para o cadastro do valor para a venda do mesmo.
São os campos: Valor de Venda 1 e Valor de Venda 2, geralmente utilizado pelos comércios que atendem atacado e varejo.
Se você vai trabalhar com esse Sistema no seu PetShop, preencha os dois valores ao cadastrar o produto e clique no botão GRAVA.

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Duas Tabelas de Preço

Agora vamos efetuar uma venda:
Entre em ATENDIMENTO - VENDA.
Verifique o campo TAB - automaticamente será cobrado sempre o valor da tabela de preços número 1.
Porém, você pode trocar manualmente, digitando o número 2 neste campo.
O primeiro passo é buscar o cliente, se o mesmo estiver cadastrado.
No campo TAB, digite o número 2, para que seja cobrado o valor da tabela 2.
Busque o produto.
Clique na tecla TAB em seu teclado, para lançar a venda do mesmo.
Note que o valor cobrado, será o mesmo cadastrado como VENDA 2.

Ao lançar o produto, o sistema volta a utilizar a tabela de preços 1.
Caso queira adicionar mais itens, faça a alteração para 2 e siga novamente a instrução.

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Venda - Tabela 2
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Venda - Tabela 2

Para consultar as vendas realizadas durante o período:

No topo da tela de vendas, clique no botão pesquisa.
Você pode buscar a venda por período, digitando a data inicial e final.
Digitando parte do nome do cliente ou do Pet.
Ou efetuar a busca pelo nome do vendedor.
Na base na tela vai aparecer o valor total de vendas dentro dos critérios consultados.

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Consultar Vendas

Editando/Apagando uma VENDA:

Para apagar ou editar alguma informação de uma venda concluída, clique no botão PESQUISA, localizado no superior da tela de venda.
Faça a pesquisa, pelo período, nome, vendedor ou clique no botão VER TODOS.
Após localizar a venda, para alterar alguma informação, dê dois cliques no botão EDITA.
Se quiser apagar toda a venda, dê dois cliques nos botão APAGA, digite a senha de exclusão (padrão 1) e depois confirme a operação.
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Editar / Apagar Venda

Para gerar o relatório de vendas:
No menu inicial clique em OPERACIONAL, opção RELATÓRIOS / VENDAS.
Faça a busca por período, cliente, produto ou vendedor.
Depois clique no botão IMPRIME.

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Relatório Vendas
Modelo de relatório de vendas impresso, modelo POR PERÍODO - DETALHADO.
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Modelo Impresso