Como realizar a venda de um produto ou serviço utilizando o Software Gestor:
Para acessar a tela de vendas há duas opções:
Na tela inicial clique em Atendimento, depois tecle F1 ou Venda.
Ou clique diretamente no botão VENDAS ou F51.
Nessa tela são realizados os registros das vendas de todos os produtos e alguns serviços do seu Pet.
Se você já tiver o cliente cadastrado você pode buscar ele pelo número do telefone.
Tecle enter para carregar os dados na tela.
Se não souber o número do telefone do cliente, clique no botão CLIENTE ou F6 no menu localizado no final da tela.
Faça a busca pelo nome tutor, pelo nome do pet ou pelo código do cliente, depois tecle enter.
Dê dois cliques no botão VER para abrir os dados na tela de VENDAS / PDV.
Caso o cliente não tenha cadastro, clique no botão CADASTRAR.
Dessa forma, irá abrir a tela de CADASTRO DE CLIENTE.
Obs: Não é obrigatória a identificação do cliente no momento da venda, porém estes dados são importantes para o armazenamento de dados que poderão ser utilizados para contatos futuros.
Ao buscar o cliente, você terá a opção de ver o histórico de compras dele.
Para isso, basta clicar no botão HISTÓRICO ou F3.
Assim o sistema irá gerar uma lista de todos os produtos e serviços adquiridos pelo cliente desde sua primeira compra, com a data e o valor pago.
Além do histórico de compras, o Sistema irá informar se há algum valor em aberto a ser pago pelo cliente.
Agora vamos iniciar a venda dos produtos:
O primeiro passo é informar a quantidade dos produtos iguais. Preencha o primeiro campo com a quantidade.
Se tiver o produto cadastrado pelo código de barras, basta utilizar o leitor para carregar os dados do mesmo na tela no momento da venda.
Você também pode fazer a busca do produto clicando no botão PRODUTOS ou F5.
Digite uma parte do nome do produto ou serviço e tecle enter ou faça a busca por categoria.
Dê dois cliques em ver, no nome desejado e tecle TAB para carregar a tela de vendas com os dados.
OBS: Para a VENDA DE SERVIÇOS, basta clicar na aba SERVIÇOS e efetuar a busca do mesmo pelo nome, depois tecle enter para concluir o lançamento para a tela de venda.
Caso o cliente compre mais de 1 tipo de produto/serviço, é só repetir a instrução acima.
Lançado todos os itens, você pode alterar o valor unitário ou a quantidade dos mesmos.
Exemplo: Caso queira dar um desconto no produto, dê dois cliques em cima do mesmo, digite o novo valor, clique no botão ALTERA e confirma a operação.
Se lançou um item errado, basta dar dois cliques em cima do nome, depois clique no botão REMOVER.
Outra opção para editar um item lançado na tela de vendas é clicar no botão EDITAR ou F9.
Digite o número do item desejado e depois tecle enter.
Vai abrir a mesma tela que permite editar ou excluir o item, conforme imagem acima.
Se o pedido for para entrega, na tela de vendas, clique no botão ENTREGA ou F4.
Se o cliente já estiver cadastrado, vai carregar o endereço dele na tela.
Se não estiver cadastrado, você pode preencher os dados manualmente.
Para adicionar itens não cadastrados, clique no botão DIVERSOS ou F8.
Digite o valor de venda e tecle ENTER.
Verifique que o item foi lançado na tela de vendas, sem a necessidade de cadastrar o mesmo.
Venda de RAÇÃO A GRANEL:
Para adicionar o item RAÇÃO A GRANEL a venda, clique no botão RAÇÃO ou F7.
Identifique o cliente (com os mesmos dados informados na tela PDV).
Busque a ração cadastrada.
Informe o valor ou o peso solicitado pelo cliente, clique no botão LANÇA.
Após lançar todos os itens de ração a granel, clique no botão RECEBER, para que o valor seja carregado na tela de vendas / pdv.
VENDA DE PRODUTO UTILIZANDO O CÓDIGO DE BARRAS:
O primeiro passo é cadastrar o código de barras acessando CADASTROS - PRODUTOS ou F3.
No campo CÓDIGO DE BARRA digite o número do mesmo e depois clique no botão GRAVA.
Dessa forma, ao efetuar a venda deste produto, se você possuir o leitor, basta passar no código de barras para que o produto seja identificado na tela de vendas.
Agora vamos para a última operação da venda: O recebimento.
Clique no botão RECEBER ou F1.
Você poderá aplicar um desconto no valor total da venda, podendo ser em % ou em R$.
No campo desconto, digite o valor desejado e tecle ENTER.
Verifique que o valor total será alterado.
O próximo passo é identificar a forma de pagamento:
Selecione a opção desejada e tecle enter.
Se o cliente utilizar mais de uma forma de pagamento para a mesma compra, basta selecionar a primeira, digitar no campo valor quanto será pago, depois tecle enter.
Em seguida, escolha as demais formas de pagamento e repita a operação conforme o passo a passo acima.
Selecione o nome do atendente e depois clique em finalizar.
VENDA PARCELADA:
Caso a compra seja parcelada, escolha a forma de pagamento e tecle TAB para lançar o valor.
Selecione o nome do ATENDENTE.
Depois clique no botão PARCELAS.
Preencha os campos VENCIMENTO e VALOR a ser pago, depois clique no botão LANÇA.
Após lançar todas as parcelas, clique no botão GRAVA.
Próximo passo: Clique no botão FINALIZAR.
Concluída a venda. Os itens já foram baixados no estoque e já vai aparecer o valor no módulo financeiro.
Você pode imprimir a venda no modo cupom, meia folha, enviar por WhatsApp ou enviar por e-mail.
Clique no botão NOVO para iniciar uma nova operação.
Exemplo de impressão do comprovante em formato CUPOM não fiscal. Exemplo de impressão do comprovante em formato meia folha. No caso de compras parceladas, verifique o lançamento acessando o módulo FINANCEIRO - CONTAS A RECEBER.Faça a busca por data, por status, nome ou clicando no botão VER TODOS.
Verifique que as parcelas lançadas no momento da venda, estarão no CONTAS A RECEBER.
Como utilizar a tabela de preços 1 ou 2 no momento da venda:
Ao realizar o cadastro do produto em CADASTROS - PRODUTOS - NOVO PRODUTO, o Sistema apresenta 2 tabelas para o cadastro do valor para a venda do mesmo.
São os campos: Valor de Venda 1 e Valor de Venda 2, geralmente utilizado pelos comércios que atendem atacado e varejo.
Se você vai trabalhar com esse Sistema no seu PetShop, preencha os dois valores ao cadastrar o produto e clique no botão GRAVA.
Agora vamos efetuar uma venda:
Entre em ATENDIMENTO - VENDA.
Verifique o campo TAB - automaticamente será cobrado sempre o valor da tabela de preços número 1.
Porém, você pode trocar manualmente, digitando o número 2 neste campo.
O primeiro passo é buscar o cliente, se o mesmo estiver cadastrado.
No campo TAB, digite o número 2, para que seja cobrado o valor da tabela 2.
Busque o produto.
Clique na tecla TAB em seu teclado, para lançar a venda do mesmo.
Note que o valor cobrado, será o mesmo cadastrado como VENDA 2.
Ao lançar o produto, o sistema volta a utilizar a tabela de preços 1.
Caso queira adicionar mais itens, faça a alteração para 2 e siga novamente a instrução.
Para consultar as vendas realizadas durante o período:
No topo da tela de vendas, clique no botão pesquisa.
Você pode buscar a venda por período, digitando a data inicial e final.
Digitando parte do nome do cliente ou do Pet.
Ou efetuar a busca pelo nome do vendedor.
Na base na tela vai aparecer o valor total de vendas dentro dos critérios consultados.
Editando/Apagando uma VENDA:
Para apagar ou editar alguma informação de uma venda concluída, clique no botão PESQUISA, localizado no superior da tela de venda.Faça a pesquisa, pelo período, nome, vendedor ou clique no botão VER TODOS.
Após localizar a venda, para alterar alguma informação, dê dois cliques no botão EDITA.
Se quiser apagar toda a venda, dê dois cliques nos botão APAGA, digite a senha de exclusão (padrão 1) e depois confirme a operação.
Para gerar o relatório de vendas:
No menu inicial clique em OPERACIONAL, opção RELATÓRIOS / VENDAS.
Faça a busca por período, cliente, produto ou vendedor.
Depois clique no botão IMPRIME.
Modelo de relatório de vendas impresso, modelo POR PERÍODO - DETALHADO.