Como cadastrar uma conta no módulo de Contas a Pagar:
Na tela inicial do Software acesse FINANCEIRO - CONTAS A PAGAR.
Clique no botão NOVO CADASTRO.
Preencha os dados na tela como: data de vencimento da conta, valor a ser pago, descritivo, nome do fornecedor e se a conta é uma despesa extra ou fixa.
No campo STATUS, selecione a opção PAGAR.
Depois clique no botão GRAVA.
Para pesquisar uma conta a receber no Sistema, faça o seguinte:
Na tela inicial entre em FINANCEIRO - CONTAS A PAGAR.
A busca pode ser realizada por período. Para isso digite a data inicial e data final e clique no botão PESQUISA.
Para EDITAR uma conta a pagar lançada errada:
Busque a conta e depois dê dois cliques em cima do botão EDITA.
Faça a correção e depois clique no botão GRAVA.
Para EXCLUIR uma conta a pagar:
Busque a conta e depois dê dois cliques em cima do botão APAGA.
Clique em SIM para confirmar a exclusão.
Para BAIXAR uma conta a pagar:
Busque a conta e depois dê dois cliques em cima do botão EDITA.
No campo STATUS altere para a opção PAGA.
Depois clique na aba BAIXA e preencha os dados na tela: data do pagamento e o valor pago.
Clique no botão GRAVA.
Confirme a operação e depois clique em SIM para que o valor pago seja debitado do caixa ou não se não quiser que este valor seja debitado direto do caixa.
Na tela CONTAS A PAGAR, faça a busca novamente e verá que a conta terá o seu status atualizado para: PAGA.
Para verificar o valor debitado no caixa:
Entre em FINANCEIRO - CAIXA.
Digite a data do dia e clique no botão PESQUISA.
Irá aparecer o valor debitado.
O Sistema emite o relatório de Contas a Pagar.
Para isso, na tela inicial entre em OPERACIONAL - RELATÓRIOS.
Depois clique na opção CONTAS A PAGAR.
Digite a data inicial e final desejada.
Escolha o Status - se quer as contas PAGAS ou A PAGAR.
Escolha a opção de relatório desejada.